O seguro de Responsabilidade Civil Facultativa, quando contratada a 2º Risco
- Janeiro 25, 2024
- 9:50 am
Hailton Costa
Equipe Real Brasil
Imagino que, muitos que leram esse título devem estar pensado que pirei na batatinha e que, muito poucos conhecem o assunto. Mas prometo, ao final do texto, a coisa estará muito mais clara.
Bom, primeiro vamos falar do que é o seguro de Responsabilidade Civil Facultativa para veículos (RCF-V) Essa é aquela cobertura securitária que se contrata para pagar eventuais prejuízos causados a terceiros.
Essas apólices têm cobertura para danos materiais e corporais e, a responsabilidade pelo acontecimento do acidente tem que ser do segurado.
No meu entender, o ponto delicado desse seguro são as importâncias seguradas. Em raras exceções (tamanho da frota, modelo dos veículos segurados, companhia seguradora, etc.) esses valores podem chegar um hum milhão de reais, por cobertura e por item.
Alguém poderia me dizer: mas não é um valor legal??
Minha resposta: depende.
Em um acidente isolado, ou seja, aquele que tem um ou no máximo dois veículos envolvidos e que a causa seja do veículo segurado) certamente esse valor vai atender bem.
O grande problema é quando há um número maior de veículos e pessoas envolvidos. Lamentavelmente, acidentes assim vivem ocorrendo e, para esses casos a importância segurada será totalmente insuficiente.
São para situações assim que as cias seguradoras têm trazido ao mercado nacional os seguros cujo o nome está no título. São os chamados seguros de responsabilidade civil facultativa a segundo risco. Tal apólice será acionada toda vez que a primeira apólice (o 1º risco) NÃO for suficiente para cobrir os danos causado.
O melhor de tudo é que, em algumas cias seguradoras, o valor contratado nessas apólices pode ser usado para um único sinistro.
O significado disso é que, em um acidente causado pelo veículo segurado, onde a extensão dos danos causados a terceiros seja elevada, primeiro o segurado usa a apólice convencional de RCF-V que ele tem e depois, usa a de seguro risco, que pode ter toda sua importância segurada destinada a tal evento.
Vantagens? Vejo várias, a primeira: resguardando o patrimônio do segurado em caso de acidente de grandes proporções. Outra: apólices assim custam pouco diante dos benefícios que podem gerar ao segurado.
Então, quer saber mais? Acessar um estudo personalizado? É muito fácil, todo o time Real Brasil Corretora já está preparado para falar do assunto.