Seguro de Transporte de Cargas

Hailton Costa

Hailton Costa

Equipe Real Brasil

Esse é um tema interessante, mas uma realidade desafiante.

O transporte de cargas apresenta desafios enormes para todos os envolvidos, transportadores, embarcadores, seguradoras, gerenciadoras de riscos, empresas de monitoramento, tecnologia e até mesmo os governos, cada um em sua área de atuação (Fig. 1).

O objetivo é um só: mitigar o risco e propiciar segurança e desenvolvimento. Serão apresentadas aqui certas dificuldades existentes no processo de deslocamento de cargas e esclarecidas algumas questões sobre o seguro para transporte de carga.

O embarcador e o transportador, que são uma das pontas do triângulo, têm o desafio de viabilizar seus produtos ou serviços sem perder o foco dos respectivos custos. Como equilibrar essa conta com o aumento dos insumos que acaba refletindo em suas operações?

Talvez um dos principais caminhos seja fazer uso (sem moderação) da tecnologia, o que demanda investimentos em pessoas, recursos financeiros, mudança de cultura, veículos, legislação, dentre outros. Existem vários modais em operação no Brasil, mas as dificuldades são as mesmas, não importando muito se se trata de um deslocamento que terá uma única plataforma modal ou se será integrado.

Também existem dúvidas sobre o seguro para transporte de carga, seu propósito é proteger a carga despachada por meios próprios ou terceirizados para qualquer lugar do planeta. É formatado considerando os mais variados mecanismos de gerenciamento de risco que o cliente tem.

Há duas modalidades de contratação do seguro para transporte de carga, uma sendo, inclusive, obrigatória. A RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga) é exigida pela lei n° 8.374. No caso de acidentes, a seguradora indenizará os proprietários das mercadorias.

É facultativa a Cobertura para Roubo (DC), entretanto, considerando o alto número de perdas, é apropriada e vantajosa a sua solicitação no momento da contratação do seguro para transporte de carga.

Todas as questões envolvidas nesse assunto de tamanha importância precisam estar bem esclarecidas e o seguro para transporte de cargas não pode em hipótese alguma ser deixado de lado. Lembre-se de que é preciso entrar em contato com uma seguradora antes de iniciar qualquer dos trâmites da transportação.

Por ser, talvez, o modal mais relevante nesse contexto, o transporte rodoviário (TRC) será mais abordado nos próximos textos. Por apresentar desafios maiores, receberá uma atenção especial ao considerarmos o seguro para transporte de carga.

Fale com um de nossos especialistas em seguros hoje mesmo e garanta a tranquilidade que você e sua empresa merecem. Não deixe para depois, clique aqui para falar um especialista!

Hailton Costa.

plugins premium WordPress